Como cuidar dos meus sapatos de couro?

Veja as dicas de como manter seus sapatos de couro com cara de novos

As pessoas estão sempre comprando sapatos, pois são acessórios fundamentais para compor o figurino, proporcionando elegância, charme e beleza. Os modelos de sapatos mais apreciados são os de couro, pois existem diversos modelos e são mais duráveis. No entanto, é necessário limpar adequadamente os calçados e conservá-los para que durem e permaneçam sempre com a aparência de novos.

É essencial, em primeiro lugar, evitar que molhe seus sapatos. Porém, caso isso aconteça, nunca os coloque no sol. Deixe-os secar a sombra e longe de qualquer outra fonte de calor. Ou seja, nada de deixar atrás de geladeiras, usar secador de cabelos, etc. Além disso, colocar jornal na parte de dentro do sapato ajuda a absorver a umidade e ainda mantém a forma do calçado.

Independentemente do material do seu sapato, delicadeza é a palavra chave. Jamais esfregue com força ou passe esponjas grossas. O ideal é saber a forma mais adequada de limpeza para cada tipo de modelo. Visto que a má manutenção irá danificar o material, a cor e textura.

 

Couro em geral

Existem produtos que são soluções para casos em que o couro está pedido socorro. Esse é o caso dos produtos da linha Nugget e Zap. Além de serem em conta, o resultado é visível em instantes sem esforço ou dor de cabeça algumas.

Umedeça levemente uma flanela macia e passe delicadamente sobre a superfície para retirar a sujeira. O ideal é utilizar produtos impermeabilizantes para calçados, pois evita a absorção de líquidos pelo couro desde seu primeiro uso. Sprays, graxas e pomadas próprias (disponíveis pela linha Nugget) também evitam o ressecamento e o aparecimento de rachaduras.

Couro tipo camurça e nobuck

Escovas de cerdas bem macias são o principal aliado deste tipo tão delicado de couro. Existem escovas próprias para camurça e nobuck, mas isso não é obrigatório; bastam ser apenas macias. As escovas devem ser sempre utilizadas secas.

Couro tipo croco e cobra

Use apenas flanelas e panos macios. Assim fica mais fácil de retirar a sujeira que por ventura acumulam-se nas texturas.

Couro verniz

Utilize somente flanelas e panos macios umedecidos. Jamais use escovas, pois elas podem riscar o verniz.

 

Os sapatos necessitam de alguns cuidados para manter a conservação do couro, por isso é fundamental adquirir alguns hábitos para preservar essas peças. São métodos que manterão a qualidade do couro dos sapatos, evitando o desgaste e o ressecamento.