Como combinar as cores?

Aprenda a como combinar e a como não errar nas cores para seu look

Quando se está em frente ao espelho é comum se perguntar qual cor combina com outra cor, além da peça. Todavia, utilizando algumas técnicas simples e fáceis é possível conseguir combinar produções sem erros, dando-as um toque mais estiloso e original. Veja algumas dicas que facilitam essas produções:

Tom sobre tom

O tom sobre tom é um velho amigo, ele deixa o monocromático mais leve, além de exercer uma forte influência em looks a qual terá duas peças que carregam os mesmos tons. Invista em uma primeira peça com um tom mais forte ou escuro, de preferência, e a outra com um tom mais apagado, mais claro, que pertença à mesma cor. A terceira peça seria os acessórios ou casacos e blusas, o que não se distinguem. É uma forma de colocar diferentes tonalidades de uma mesma cor em uma produção só.

Cores neutras

As cores neutras variam muito entre o branco, preto, cinza, castanho, creme/bege e outras tonalidades, visto que, justamente por conta da sua neutralidade, são extremamente versáteis. Combinam praticamente com todas as cores da tabela de cores, e são excelentes para conseguir equilibrar tons mais quentes com tons mais frios. Elas são as mais fáceis dentre todas as combinações. Super práticas, dando à produção uma estilização mais comum, mas sem perder a elegância.

Cores complementares

As cores complementares são as mais contrastantes entre si, pois são cores que se opõem ao espectro. Para combinar é justamente usar duas cores: ambas opostas uma da outra. Por exemplo, se eu usar peças em tons azuis, tons em marrom serão bem-vindos para fazer um acabamento, ou vice-versa. Outra dica seria usar uma terceira cor que contraste ainda mais com o look, que é o caso das cores neutras, como o branco ou preto.

Combinações pré-estabelecidas

As combinações pré-estabelecidas, assim como as neutras, seguem a mesma ideia de cores mais leves, sem tons fortes ou quentes. Podendo ser uma variação do preto ao branco, também poderá vir desde cores mais escuras até as mais claras indo para o branco na mesma seleção de cor, ou seja, por exemplo, do marrom ao bege.

Monocromáticas

Seguem a mesma linha que o tom sobre tom, porém a diferença é pode variar muito nas tonalidades e suas intensidades, sendo distintas ou iguais. Enquanto o tom sobre tom vai adquirindo uma escala de tons de uma mesma cor com cada peça colocada, um blazer azul escuro, uma camisa mais clara, etc., por exemplo, as peças monocromáticas brincam mais com os tons, não estabelecendo uma ordem. Se for usar um look todo em azul, não se esqueça de variar um pouco com as tonalidades, justamente para não dar à sua produção algo muito monótono, cansativo aos olhos.

Seja qual for a combinação que condiz com seu estilo, nunca se esqueça de prestar muita atenção nas cores que irá combinar, ainda mais se o ambiente e a ocasião permitirem. Varie nos looks e nas combinações, use e abuse da criatividade e do senso de estilo. Uma boa produção é notável, assim como quem a veste.