Cirurgia plástica devolve o aspecto jovem e descansado do olhar

Blefaroplastia retira o excesso de pele e bolas de gordura ao redor dos olhos

Não é à toa que dizem que os olhos são as janelas da alma. Um simples olhar é capaz de revelar diferentes emoções e até mesmo o cansaço. É que com o passar dos anos, as pálpebras são umas das primeiras estruturas que aparentam os sinais da idade. A exposição ao sol, tabagismo e a obesidade também podem acarretar no excesso precoce de pele e o aparecimento de bolsas de gordura ao redor dos olhos. No entanto, um procedimento cirúrgico simples pode resolver os problemas: a blefaroplastia, cirurgia de pálpebras, devolve a aparência jovial do olhar.

A cirurgia plástica consiste em incisões para retirar o excesso de pele e as bolsas de gordura entre as dobras de pele das pálpebras superiores e inferiores próxima aos cílios. Em muitos casos os pacientes optam também por usar toxina botulínica para diminuir as rugas ao redor dos olhos e da testa. Os resultados definitivos podem ser percebidos após seis meses da cirurgia, entretanto, 50% dele pode ser observado já na segunda semana. “O rosto é a região mais exposta do corpo, por isso os sinais do tempo são sempre mais visíveis. A blefaroplastia suaviza a expressão e dá o aspecto mais rejuvenescido e descansado”, diz o cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Tiago André Ribeiro.

O procedimento não é procurado somente por pessoas mais velhas. Segundo o cirurgião plástico, os mais jovens também buscam pela cirurgia. “Muitos pacientes com pouco mais de 30 anos se submetem à blefaroplastia. Mas isso não significa que eles apresentem necessariamente a flacidez na pele, mas sim um excesso isolado das bolsas de gordura nas pálpebras que podem dar impressão de que a pessoa está sempre com olheiras”, explica Tiago André Ribeiro.

Dentre as recomendações o profissional indica que o paciente durma de barriga para cima por duas semanas. “Além disso, quem usa lente de contato deve evitá-las nos dez primeiros dias”. Em caso de inchaços, o paciente pode utilizar compressas geladas com água e gaze. “Usar um pano limpo ajuda também a reduzir o inchaço da reunião”, conclui o cirurgião plástico, doutor Tiago André Ribeiro.

Sobre Tiago Ribeiro

Cirurgião Plástico especialista pelo Hospital Santa Marcelina, de São Paulo, Tiago André Ribeiro é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atende nas cidades de: Toledo e Marechal Cândido Rondon, no Paraná. Mais informações no site.