Cera para barba: como deixar os fios sadios?

Os cuidados necessários para se adquirir o visual perfeito

A barba é uma tendência comum entre os homens, até porque são um dos símbolos masculino. Entretanto, tantos os mais barbados quanto os com poucos pelos precisam manter o trato para que cresçam ordenadamente e fiquem vistosos. O número de adeptos a essa vertente disparou nos últimos anos, mas será que todos sabem cuidar dos fios?

Em primeiro lugar, a barba exige cuidados que vão além do corte constante e da lavagem periódica. Mesmo as mais curtinhas precisam de atenção, afinal, conseguir um visual alinhado e arrumado é o que todos queremos.

Nessa busca pelo visual perfeito, o próprio mercado, voltado para o homem, começou a investir em produtos para ajuda-lo a conseguir tal feito. Assim, um dos melhores lançamentos e que virou grande aliado dos barbudos foi a cera para barba.  

Utilizada com mais frequência do que você imagina, ela é capaz de te fornecer o auxílio necessário para alcançar o visual das revistas e comerciais. Se essa for a primeira vez que você lê sobre esse assunto, fique tranquilo, continue lendo e tire suas dúvidas:

PARA QUE ELA SERVE?

Apesar de o nome sugerir isto, ela não serve para se depilar. Pelo contrário, a cera é um produto de tratamento e/ou estilização. Confira algumas de suas funções:

Modelador de bigode

Permite com que você deixe seu bigode no devido lugar, com a posição correta, sem que nada o abale. Para isso, é necessário que você aplique a cera – ainda emoliente – no bigode e o molda, deixando-o na posição que você preferir. Ao secar a cera, o bigode ficará com um aspecto mais rígido e não sairá facilmente do lugar.

Controle dos fios

Se você não quiser estilizar seu bigode ou se não possuí-lo, a cera ainda pode ser uma grande amiga. Basicamente, sua função aqui é deixar a barba mais arrumada, disfarçando até aquelas partes que precisariam de manutenção.

Além disso, você pode deixar seus fios mais colados ao rosto ou ainda alinhá-los em uma direção apenas. Ao se acostumar com o produto e se aprimorar mais, o resultado será incrível.

Hidratante

Outra característica é seu potencial de hidratação, principalmente encontrado nas ceras com compostos naturais e orgânicos. Elas podem, inclusive, complementar o papel principal do óleo, o qual possui essa finalidade primordial de hidratar.

Ademais, a cera ainda possui a capacidade formar uma película de proteção nos fios, isolando-o de possíveis agressões, tal quais os estragos permanentes na região.

COMO USAR?

Ao comprá-la, você notará que ela vem, normalmente, em um pote e com aspecto sólido. Dessa forma, para retirar o produto é aconselhável que você utilize um objeto de metal – ou até mesmo as unhas – para esfrega-lo.

O próximo passo é espalho pelas mãos e esfregá-lo entre as suas palmas, assim o produto irá se aquecer mudando levemente sua textura, ficando mais líquido.

Em seguida, aplique-o sobre a região desejada – barba e/ou bigode. Ao mesmo passo que você deposita a cera, a dica é já ir modelando e deixando a barba com o aspecto desejado, rapidamente, enquanto o produto ainda está com consistência amolável.

Por último, espere secar e firmar e pronto. Se você for adepto dessas linhas de cosméticos para homem, um bom conselho é primeiramente aplicar o óleo para barba e, só após a sua absorção, aplicar a cera. Os dois se complementam na missão de deixar os fios mais bonitos.

Como remover?

Sim, é sempre necessária a remoção total do produto. A utilização contínua fragilizará os fios e produzirá o efeito contrário do prometido.

Dessa forma, para evitar esse problema, ao final do dia ou após o uso, lave sua barba com sabão neutro e água morna. Passe a espuma nos locais de aplicação para que ela seja dissolvida e corretamente retirada. Enxague cuidadosamente quantas vezes forem necessárias, até notar que sua barba está sem nenhuma textura.