Ceia de Natal vegetariana

Tudo sobre essa dieta e dicas de receitas sem carne para celebrar a data

Os vários tipos de dieta vegetariana tornaram-se mais difundidos após a II Guerra Mundial. Nas últimas décadas, a proporção de pessoas que declaram seguir essa alimentação vem aumentando significativamente no Brasil. De um modo geral, vegetarianos são pessoas que não consomem carne, peixe ou frango. Mas, essa dieta é realmente mais saudável do que a dieta geral da maioria da população?

Em suma, dados de pesquisas – como a AHS-2 – constataram que as dietas vegetarianas reduzem o índice de massa corporal e a incidência de diabetes, hipertensão, eventos cardiovasculares e alguns tipos de câncer. O provável motivo seria a grande quantidade de fibras, antioxidantes, grãos integrais, soja e nozes da sua dieta, uma vez que esses elementos estão associados aos índices de colesterol, gorduras, diabetes e alguns tipos de câncer.

Ainda, segundo a nutricionista Isabel Jereissati, os estudos mostram que o consumo excessivo de carnes está associado ao maior risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e câncer de intestino, além de gerar grande produção de toxinas no organismo. “Dados científicos indicam relações positivas entre a dieta vegetariana e a redução do risco de várias doenças e condições degenerativas crônicas” afirma a especialista.

Já no Natal, como manda a tradição, as grandes festas de fim de ano costumam ter uma mesa farta, cheia de comidas saborosas e com uma grande variedade de carnes assadas. Enquanto alguns se deliciam com todas as iguarias natalinas, os vegetarianos acabam tendo de se contentar com pratos mais simples, muitas vezes limitados a saladas e acompanhamentos como arroz, batata e legumes refogados.

No entanto, engana-se quem pensa que uma ceia de Natal vegetariana é sem graça. Afinal, é possível preparar uma apetitosa refeição com receitas sem carne vermelha, peixes ou aves. Além de serem mais saudáveis e leves, os pratos que priorizam o uso de legumes, verduras, leguminosas e proteínas vegetais são ricos em cores e sabores, perfeitos para essa época festiva.

Algumas dicas de receitas deliciosas pra você não sair da dieta são:

  • Batata assada com cebola e ovo;
  • Farofa especial de legumes e ovos;
  • Escondidinho com carne de soja e mandioquinha
  • Legumes com soja;
  • Refogado de ervilhas, ovos e queijo;
  • Quinche de espinafre
  • Hambúrguer com quinoa;
  • Berinjela recheada com proteína de soja;
  • Arroz com talo de couve;
  • Tabule de quinoa;
  • Salada de quinoa com iogurte e manga;
  • Terrine de ovos com legumes.