Casal em crise: acabou o entrosamento sexual, e agora?

Saiba dicas fáceis para melhorar a convivência com seu cônjuge

Não importa o quanto você ame alguém: mais cedo ou mais tarde, a faísca, a excitação e o desejo sexual do início do relacionamento começam a diminuir. À medida que seu relacionamento se desenvolve e o tempo passa, a paixão pode reduzir de intensidade. Mas isso não significa que não há como superar uma crise sexual dentro de uma relação amorosa.

Sendo assim, existem várias razões pelas quais um casamento fica carente de sexo. Longas horas no trabalho, cansaço e correria do cotidiano, excesso de responsabilidade, criação dos filhos ou depressão. No entanto, o ponto principal é entender que a falta de sexo não significa que o casamento está acabando. O amor e o carinho ainda existem, porém há situações que estão levando você e seu cônjuge a se afastarem intimamente.

O sexo é importante sim, mas não é o único ingrediente fundamental para a relação. Um casamento envolve outros aspectos além dele, como companheirismo, apoio mútuo, amizade, projetos em comum, sentir-se bem na companhia do parceiro, confiança, estímulo profissional e pessoal entre eles, harmonia familiar, admiração e respeito, entre outras coisas.

Quando o desejo diminui, é apenas um sinal de que alguma coisa precisa ser feita para reavivar a chamada paixão, desejo. Significa que ambos precisam encontrar formas de reacender a intimidade entre os dois. Dessa forma, nós do Portal Nó de Gravata, separamos algumas dicas para ajudar os casais a sair dessa má fase, confere com a gente!

Como superar a crise

#1 Comunique-se

Muito dos casos, quando a pessoa percebe que o seu relacionamento passa por uma crise sexual, ela prefere não falar com sobre isso com seu parceiro.  Porém, se você não falar dos seus sentimentos, seus desejos sexuais e expectativas, o silêncio poderá prejudicar ainda mais o relacionamento e criar uma distância, uma barreira entre você e seu companheiro.

Em outras palavras, manter as linhas de comunicação aberta é essencial para chegar a uma solução.  As conversas íntimas sobre o amor e o sexo costumam aproximar o casal, demonstrar suas vontades – que muitas vezes parecem inexistentes na visão do outro – faz com que vocês voltem a desenvolver seus desejos, por saber que mesmo distante, o outro ainda sente excitação e quer melhor as coisas.

#2 Não tenha medo de ser sexy

Tente ser mais sexy para o seu parceiro/parceira de vez em quando. É difícil manter o desejo sexual e a paixão viva se você usar roupas descuidadas e amarrotadas o tempo todo. Mas também não é andar de lingerie ou cuecas de seda sempre: ser sexy é cuidar de si mesmo, o que vai fazer você se sentir mais atraente, provocar mais olhares e despertar o desejo.

#3 Pequenos gestos também contam

Gestos singelos feitos no cotidiano podem fazer grandes mudanças em seu relacionamento, e ser o que faltava, demonstração de carinho e afeto que n ão sejam forçadas e sim em momentos inoportunos.

Beijar, abraçar, ficar de mãos dadas, acariciar o cabelo do outro são formas simples de demonstrar seu amor. Por isso, uma das melhores maneiras de superar a crise é entender que as mudanças não são só na cama, mas no todo.

#4 Lembre-se que sexo pode ter vários significados

Sexo não é apenas penetração, mas também é uma experiência sensorial que consiste em explorar o corpo do parceiro, ouvindo sua respiração, tocando sua pele, sentindo-o por inteiro.

O sexo também pode ser um banho juntos, despindo um ao outro ou massagear o seu corpo, trocar carícias, brincadeiras. Existem diferentes maneiras de despertar o desejo e de sentir prazer e essas formas não envolvem apenas o ato da relação sexual.

#5 Esteja aberto a experimentar coisas novas

Não tenha medo de experimentar novas posições ou tentar fazer sexo em lugares diferentes. Esteja aberto a brinquedos sexuais, lubrificantes e, de vez em quando, leia literatura erótica em voz alta. Explorar o desconhecido juntos pode trazer um vínculo diferente para a relação, uma nova vertente ao desejo.

#6 Faça algo especial

Entre no clima com um belo jantar romântico e uma música sensual. Incremente o ambiente com luzes difusas, usando velas, prepare uma refeição deliciosa e abra uma boa garrafa de vinho. Novas experiências, para fugir da rotina e provocar o inesperado, é sempre fundamental para qualquer casal.

Por que não tentar alimentos afrodisíacos, como ostras, pimenta vermelha, abacate, melancia, chocolate amargo e amêndoas? Eles são conhecidos por aumentar a libido e elevar o desejo sexual naturalmente em homens e mulheres.

Na maioria das vezes, a rotina exaltante, a falta de atenção no parceiro, e o stress do cotidiano afastam os casais. A monotonia acaba virando parte da relação, e para isso, simples mudanças como as citadas acima, são sempre bem-vindas, até mesmo aos casais que não estão crise.