Casacos de moletom: como criar composições cool?

Veja as opções de looks super modernas e despojadas com casaco moletom

O moletom é como uma camiseta básica, você até pode trocar por outra peça mais sofisticada, mas mais cedo ou mais tarde vai acabar voltando a simplicidade da malha de algodão. Nos últimos 30 anos, foi possível ver este item tornar-se um sucesso estrondoso, ser deixando de lado e voltar a dar as caras nas combinações masculinas como se nunca tivesse partido.

Na realidade, nunca foi embora. Afinal, até quando andou em baixa, não havia uma única loja de moda jovem que não tinha pelo menos um exemplar nas araras.

Antes de explicar, vale lembrar que aquele moletom que usamos no sofá de casa durante anos pode não ficar tão legal, mas existem muitos modelos novos e diferentes. Por isso, teste aplicações, cortes diferentes, bolsos, etc., e use um moletom que caia bem no seu corpo.

Jeans e moletom

Com os modelos leves e mais justos, usar o moletom como se fosse uma malha ou camiseta, sem mais nada por baixar, se tornou comum. Neste caso, os acessórios são responsáveis pelo toque de estilo, então escolha com capricho e imponha sua personalidade. Contudo, cuidado com os quilinhos a mais, a peça pode marcar demais os pneuzinhos ou a barriga saliente.

Alfaiataria e moletom

A mistura da alfaiataria com a simplicidade do moletom gera um contraste interessante que funciona muito bem para quem gosta de algo despojado, mas com certo grau de sofisticação. Para não errar, escolha sempre uma peça neutra e outra colorida, o look fica comportado sem parecer tedioso. O calçado também conta: tênis são ótimos para passeios ao ar livre, já sapatos casuais combinam com um programa divertido entre amigos.

Sarja ou chino e moletom

É a combinação que une duas peças confortáveis e simples, agradando quem gosta de um visual discreto com um toque jovem. Porém, também dá para radicalizar e juntar cores fortes para algo mais chamativo, dependendo apenas do seu gosto. Barras dobradas podem ser usadas em dias de meia estação, mas uma meia colorida pode dar um toque de cor divertido, principalmente se combinada com um sapato casual, já para usar com tênis pode soar exagerada. Mochilas de lona e coura e bolsas carteiro completam bem o look que também funciona para um programa com os amigos em locais despojados.

Camisa e gravata com moletom

Moletons neutros e com bom acabamento fazem looks mais alinhados com camisa e gravata. Fica novamente a dica de sobrepor uma blusa neutra com uma camisa colorida ou mesmo com uma camisa branca usando a gravata para criar o destaque colorido. A calça pode ser de alfaiataria, acompanhando um sapato social, jeans e sarja ficam bem com um sapato de camurça, e desse jeito o look até pode ir para o trabalho, apenas certifique-se que o ambiente comporta esse tipo de indumentária.

Moletom compondo camadas

Quem curte criar combos complexos sobrepondo várias peças de roupa podem usar o moletom como uma camada intermediária entre o casaco ou blazer e camisas, camisetas. Se o modelo escolhido for liso, dê destaque ao colarinho, usando camisas com algum tipo de padrão; se for de mescla ou estampado, opte por algo mais contido para não juntar informação demais. Isso também vale para os acessórios, nesse cenário, quanto mais discretos, melhor.

Look navy e moletom

Os adeptos do visual navy, ou seja, uma combinação que usa peças com inspiração ou elementos que lembram o universo náutico, podem lançar mão dos moletons com listras marinho combinados com calças de linho brancas, marinho ou até vinho. Nos pés, ficam bem os tradicionais docksides, nos braços pulseiras com âncoras, cordas e cabos náuticos. Essa mistura merece atenção, se ficar com muita cara de litoral, não deve ser usada na cidade, vai parecer que você errou o caminho do mar.

Casaco e moletom

Casacos geralmente dão um ar austero e elegante, mas é possível adicionar uma blusa de moletom básica e deixar o visual ligeiramente descontraído. Se ainda você quiser impor um tom mais série não abra mão da camisa por baixo do suéter. O mesmo vale para o calçado, um sapato social vai manter o look alinhado (arriscando até usar no trabalho), já o tênis vai deixar tudo mais relax e ideal para passeio.

Bermuda e moletom

O encontro entre duas peças feitas para condições climáticas diferentes pode se sair bem, pois ambas são completamente casuais e jovens, criando uma indumentária ideal para meia estação, ou para aqueles dias em que o tempo não se decide. Esquentou? Amarre o moletom na cintura. Esfriou? Vista o casaco novamente, não tem escapatória. Essa combinação é ideal para quem prática algum esporte urbano que necessita de liberdade de movimentos, como o skate, por exemplo.

Costume e moletom

Para conseguir um look bacana misturando o costume (paletó e calça de alfaiataria) com o suéter de moletom é necessário encarar o traje social de uma maneira totalmente casual e usá-lo com a mesma atitude de quem está de jeans e camiseta, para, claro, frequentar locais tão descolados quando o conjunto de roupas que você está vestindo. O calçado é livre: o tênis deixa ainda mais moderno, e o sapato é mais sério.

Moletom e blazer

Existem várias maneiras de usar o moletom com blazer, mas sempre existe a opção mais básica e neutra da blusa de mescla sobreposta por uma peça marinho ou preta, acompanhada por um jeans e um calçado bacana como uma bota ou coturno. Todavia, não impede de usar um moletom com uma cor forte ou inserir uma calça colo para deixar o combo mais vivo e atraente, apenas tome cuidado com exageros.

 

Como pode ver, o segredo em usar moletom não está nele, mas no que está combinado. A ideia é misturar com peças mais modernas ou com cortes ajustados ao corpo. Dessa forma, o moletom fica bem diferente daquela aparência de pijama que temos em nossa mente.