Carros para solteiros: como fazer uma boa escolha?

Melhor modelo, desempenho, economia, cuidados, de carros para solteiros

Se o que move a escolha de um automóvel para a família é o espaço e o conforto, os critérios para a compra de um carro para solteiro costumam ser outro. Enquanto o tamanho do porta-malas deixa de ser prioridade, o design e as opções tecnológicas oferecidas ganham destaque.

O modelo a ser escolhido depende, é claro, do estilo de seu proprietário. Porém, de modo geral, a categoria hatch é a que mais agrada. Afinal, os modelos são compactos – e, justamente por conta disso, fáceis de estacionar –, possuem design moderno, que remete ao esportivo, e vêm cada vez mais equipado com opções tecnológicas.

Hoje, na faixa entre R$ 35 mil a R$ 60 mil, existem várias opções no mercado, entre elas, Hyundai HB20, Honda FIT, Volkswagen Up, Fiat Uno, Fiat Palio, Ford Fiesta, Ford Ka, GM Celta, etc., tudo vai depender do gosto e poder aquisitivo do comprador.

Está na dúvida sobre qual carro para solteiro escolher? Confira dicas de quais itens priorizar na sua compra e compare:

Segurança

Seja qual for o uso do casso, a seguram sempre é um item que deve estar entre as prioridades. Equipamentos como o sistema de freio ABS e o airbag, por exemplo, fazem toda a diferença em situações que oferecem perigo. Mesmo que aumentem o custo do veículo, são adicionais que devem ser considerados.

Consumo

Os modelos da categoria hatch costumam estar entre aqueles que apresentam a melhor eficiência energética, mas há diferenças consideráveis entre um modelo e outro. Isso também influencia no solteiro que é estudante ou que trabalha. A correria do dia a dia pede modelos mais eficientes e com a capacidade de desenvolvimento capaz para aguentar essa correria. No caso de carros equipados com motor 1.0, a economia é maior, mas a potência deixa a desejar.

Já os motores 1.4 ou 1.6 são preferidos pelos mais jovens, mas o consumo de combustível aumenta. Para não errar na escolha, a dica é avaliar os dados divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que avalia o desempenho dos principais veículos disponíveis no mercado.

Tecnologia

Seja para ouvir as suas músicas preferidas ou mesmo atender ligações, as tecnologias que permitem conectar o seu smartphone ao carro são alternativas cada vez mais presentes nos novos modelos. Com o sistema Bluetooth, por exemplo, é possível atender o celular a partir de comandos disponíveis no próprio volante. Contudo, contar com essas inovações costuma custar caro, por isso é fundamental avaliar quais são as suas necessidades.

Assistência em emergências

Além de garantir a melhor escolha de carro para solteiro, é importante estar preparado para as emergências que podem acontecer. Contar com uma assistência em casos de emergência é fundamental para conseguir enfrentar qualquer desavença que possa acontecer contigo ou com o carro.