Calçados velhos? Saiba como restaurá-lo e ainda dar um toque vintage

Veja as dicas de como restaurar aqueles sapatos velhos, dando uma cara de vintage

É comum para algumas pessoas criar um sentimento de desprezo por suas roupas depois que elas ficam velhas, muitas vezes mandando direto para o lixo uma peça que poderia ser doada ou aproveitada por alguém mais descolado, econômico.

Em primeiro lugar, é bom deixar claro que a não ser que seu calçado seja imprestável, não dá para dizer que ele está velho, na verdade ele está até mais charmoso. Lembre-se que muita gente por aí paga os olhos da cara por um sapato novo com cara de vintage, então que tal valorizar o que é vintage de verdade?

Algumas sugestões

– Se você trabalha com traje formal e sua empresa é conservadora, provavelmente não terá mais lugar para ele nos dias de trabalho, mas nada lhe impede de usá-lo com uma roupa casual, no fim de semana ou em qualquer momento de lazer;

– Se você trabalha de terno, mas seu ambiente de trabalho é liberal, pode somar elementos casuais ao seu traje e deixá-lo mais divertido, abrindo espaço para um calçado descolado. Invista em uma meia colorida, uma camisa xadrez, um lenço estampado no bolso do paletó e/ou uma gravata borboleta, sua roupa será mais original e ainda assim você estará bem trajado;

– Para aquele passeio descontraído, seu sapato velho pode ser uma ótima companhia para um jeans, desde o bruto escuro até o mais claro e com alguns rasgados;

– Nos momentos totalmente relax, uma bermuda flat e uma camisa casual leve ficam ótimas com um calçado que ganhou vincos e teve seu couro desgastado, assumindo um ar totalmente informal. Além disso, é nesse ponto que ele se torna mais confortável, pois já está no formato do pé.

Quando não usar

– Quando ele está esburacado e/ou com a sola excessivamente gasta;

– Quando o tempo e o uso o deixaram com cara de sujo;

– Quando você o insere ao look e ele lhe faz parecer desleixado, em vez de moderno e estiloso;

– Quando vai para um encontro com uma pessoa pouco conhecida, afinal seu par pode interpretar seu estilo da maneira errada e pensar que você não se importa com a ocasião;

– Quando for a lugares muito sofisticados que pedem uma indumentária impecável, como restaurantes chiques, casamentos ou algum tipo de solenidade ou premiação.

Cuidado profissional

– Substitua as solas.

Para ver se um sapato precisa de uma nova sola, pressione o centro com o seu dedão. Se sentir que está muito flexível, é hora de visitar um sapateiro. Contudo, preste atenção no valor do conserto. Às vezes, vale à pena investir em um acessório novo.

– Troque os saltos

Se quebrar um salto (masculino) ou decidir que quer trocar o visual dos seus sapatos, seu sapateiro pode aumentar ou diminuir a altura do seu sapato. Um sapateiro também pode dar um estilo diferente ao salto.

– Tinja o couro

Este é um bom caminho para dar nova vida aos sapatos velhos. Em geral, você deve tingir com uma cor mais escura. Alguns camurças e couros frágeis não podem ser tingidos.