Calça de alfaiataria, sarja ou jeans?

Entenda sobre como e onde usar os três tradicionais tipos de calças masculinas

Recentemente os homens estão ficando mais preocupados com a aparência, estando atentos ao que acontece no mundo da moda. Esta mudança não trás benefícios apenas para eles, mas para as mulheres que podem usufruir de homens bem mais arrumados, elegantes e bonitos. Por isso, entenda mais sobre locais de uso e as combinações para as calças em alfaiataria, sarja e jeans.

Calça de alfaiataria

Quando perguntado aos homens sobre calças em alfaiataria, muitos dirão que é um tecido mais nobre, sendo usado para ocasiões mais importantes e sofisticadas. O que não deixa de ser verdade. Entretanto, algumas combinações podem trazer uma diversificada nas opções de uso e assim como os locais.

As calças de alfaiataria ficam belíssimas quando combinadas com camisas e blazers, podendo compor um visual mais formal ou mais puxado ao esporte. Aqueles mais ousados, montam uma produção com tênis e camisas mais esporte, o que os deixará bem mais sofisticados. Além do fato de que podem vir com modelagens diferenciadas, mais retas e justas, o que deixará as calças mais modernas, dando um diferencial em camisas mais diversificadas.

São excelentes para compor um look mais formal, servindo para jantares, eventos, negócios, etc., mas também para compor um look mais jovial, conciliado idas à baladas, festas, aniversários, passeios, dependendo, é claro, de qual será a utilização da parte de cima, assim como sapatos ou tênis.

Calça de sarja

Um homem bem mais vestido precisa de calças mais formais e bem costuradas. A calça sarja consegue carregar isso junto consigo, além do fato de se adaptar melhor às necessidades do corpo do homem.

Estilo formal: em uma combinação mais formal, a calça sarja é uma ótima opção. Não carrega a informalidade do jeans, mas também não faz necessário o uso de uma calça mais social para um toque de seriedade. Ou seja, ao mesmo ela é proporciona certa formalidade, mas não tão avulsa que não pesa no visual. A dica seria, para este caso, usar uma camisa que combine com a calça, não dispensando um cinto discreto, assim como o blazer e sapato mais formal. São looks que necessitam de ambientes que condizem com o estilo que irá montar. Eventos como, por exemplo, os mais formais, onde possa variar muito em sua estilização, a calça de sarja é muito bem-vinda.

Estilo informal: se seu estilo não é tanto para camisas, blazers e sapatos mais formais, a calça de sarja possibilita combinações informais também, pois isso que é uma peça excelente e indispensável para se ter no armário. Camisetas de listras ou lisas são as mais fáceis de combinar. Use e abuse tênis mais modernos ou sapatos mais casuais, que caem muito bem. Se quiser ousar mais, um cinto de tecido poderá dar mais jovialidade ao look, que é perfeito para o dia a dia, para passeios e, é claro, aproveitar o calorzão brasileiro.

Calça jeans

É a calça que está sempre presente nos armários masculinos, em todos os looks e estilos. Apesar de ser uma peça muito fácil de combinar, devemos ter cuidados com algumas derivações suas: cortes, cores e estilização.

Caso esteja em dúvida de qual calça jeans seria mais apropriada, o aconselhável é pensar que menos é mais. Ter uma calça azul escura ou preta de cor única é bem-vindo. É válido lembrar que quanto mais apetrecho tiver, mais jovial será a calça. Então, caso você queira usar em momentos mais informais, seria mais cabível.

Uma dica para usar o jeans no verão, praia, festa de dia, etc.: um jeans delavê com um cito claro, uma camiseta clara e tênis seria uma ótima opção.

Contudo, o jeans também poderá vir em momentos de maior sofisticação. Por isso que a escolha por jeans mais escuros e com um bom caimento caem como uma luva.

Para o trabalho, usar o jeans estonado ou bruto, camisa social, blazer e sapatos farão do seu look algo mais puxado ao traje esporte. Sem deixar de lado a gravata slim. Um visual que também poderá ser usado entre um happy hour e uma festa.

E para a noite, experimente ir de jeans preto, uma camiseta mais escura e uma jaqueta colorida ou da mesma tonalidade. Ficará excelente.