Cabelos finos, como mantê-los com estilo?

Aprenda dicas desde o corte até tratamentos para fugir desse problema

O cabelo fino é um drama na vida de muitos homens, principalmente os de cabelos lisos. Os fios finos podem tornar-se ou muito secos ou oleosos demais, além de ficarem elásticos ou quebradiços. Dessa forma, é necessário ter atenção redobrada na hora que escolher os produtos que usará no cabelo e os cuidados diários.

Uma pesquisa antiga perguntou para os homens se eles tinham mais medo de brochar ou de ficar careca. Bom, é de se imaginar o que a maioria respondeu. Chegar aos 40, 50 anos com a juba intacta é tarefa quase impossível. A tendência do cabelo masculino é rarear com o tempo.

No entanto, muitos rapazes sofrem com isso bem antes dos quarenta, aqueles que possuem fios ralos ou finos demais para se ajeitar como gostaria. A quantidade e espessura dos fios quase sempre vem da nossa herança genética – salvo os casos de distúrbios ou disfunções hormonais. Porém, você não precisa abaixar a cabeça e aceitar isso, há várias táticas de fazer com que seu cabelo cresça e apareça, acompanha com a gente:

Explore o corte

Além do aspecto fino dominante, é preciso levar em consideração alguns outros fatores na hora de escolher o corte ideal. O principal deles é o seu estilo: mais moderno, clássico ou ultradescolado, por exemplo. Isso será fundamental na hora de decidir qual look adotar. Por isso, comece se fazendo algumas perguntas:

#1 O cabelo fino é realmente um problema para você?

#2 Qual o estilo que te faria se sentir mais à vontade em seu ambiente de trabalho?

#3 Você tem tempo e paciência para cuidar dos fios diariamente?

#4 O corte que você pretende adotar combina também com o visual que você adota fora do ambiente de trabalho?

De forma geral, os cortes que mais valorizam esse tipo de cabelo são os desconectados, que trazem mais volume e um ar menos “certinho” para o visual – essa dica é válida para fios lisos ou encaracolados. Lembre-se também de levar em conta o formato do seu rosto e peça orientações ao seu hairstylist de confiança, para saber quais as formas ideias de conseguir um visual de arrasar.

“Fica bacana aparar as laterais em degradê, com tesoura, e não com a máquina, e deixar o topo da cabeça alto, para dar sensação de volume”, diz a barbeira Juliana Felix, da Barbearia Corleone, de São Paulo (unidade Vila Olímpia). Para os mais modernos, a opção é deixar a franja mais longa e jogá-la para a frente, diz ainda Juliana.

Use o shampoo certo

Falando sobre a limpeza dos fios finos, é imprescindível o uso de um shampoo específico para esse tipo de cabelo. Esses produtos formarão uma espuma espessa, que limpa os fios e o couro cabeludo, reduzindo a oleosidade e ajudando a engrossá-los. Além disso, fortalecem e controlam o frizz, sem deixar a aparência de pesado. Esses shampoos podem ser usados diariamente ou intercalados a algum outro tipo de shampoo, por exemplo anti-caspa ou anti-oleosidade.

Quanto mais engordurado o cabelo, mais pesado e com menor volume. A menos que ele seja extremamente seco, lave todo dia. A limpeza diária deixa o cabelo mais leve e livre de resíduos de poluição e oleosidade que obstruem os folículos capilares e contribuem para o processo de queda dos fios.

Dicas de tratamentos

Por serem mais frágeis, você precisará mantes uma rotina de cuidados que inclua hidratações, umectações, reposições de massa periódicas no salão de beleza, de acordo com a frequência indicada pelo seu cabeleireiro. Produtos com queratina, aminoácidos e proteínas são excelentes para garantir mais força às suas mechas.

Além disso, utilize em casa produtos específicos para o seu tipo de fio, incluindo cosméticos que ajudarão a fortificar seus cabelos, sem pesar demais. Caso você perceba que a quantidade de fios está diminuindo na sua cabeça, procure um dermatologista ou um tricologista (profissional especialista no tratamento do couro cabeludo) o quanto antes. Ele fará exames e poderá te orientar a frear uma possível queda capilar, se for esse seu caso.

Produtos remondados

O mesmo objetivo deve ser buscado na hora de escolher os cosméticos que te ajudarão na finalização e estilização das madeixas. A pomada ou cera em pó é uma excelente pedida para quem quer garantir mais volume com aspecto seco e sem deixar os cabelos pesados. Esse tipo de modelador, diferente dos convencionais, age a partir da raiz. Por ser em pó, ela é fixada ao fio e dá estrutura ao cabelo, deixando o penteado remodelável ao longo do dia. Para um efeito semelhante, porém mais barato, você pode optar por um shampoo seco, aplicado diretamente na raiz.

Depois, basta massagear e passar um pente para retirar o excesso. Existem também opções de pomadas em gel ou creme com toque mais ou menos seco, além de sprays texturizadores, ceras, mousses e até os tradicionais géis fixadores. Uma dica é analisar bem o seu objetivo, ver o estilo que mais lhe agrada (com fios mais fixos, mais secos ou mais naturais, por exemplo) e pedir a ajuda de um profissional para decidir por uma seleção de cosméticos.

Então, teste cada um deles e veja como o cabelo fino masculino reage e qual mais te agrada para essa ou aquela situação. Provavelmente um será ideal para um look mais básico do dia a dia, outro ajudará a manter os cabelos no lugar a noite toda durante a balada… Faça suas escolhas e selecione os cosméticos ideais para cada caso.

Mas não se esqueça, ao chegar em casa, sempre lave seu cabelo antes de dormir para retirar todos os produtos que foram utilizados, dormir com eles agravará o problema e aumentará a queda. Depois de lavar, seque bem suas madeixas e não se deite com os cabelos ainda úmidos, isso prejudica a caspa e ainda pode provocar fungos.