Blazer com sarja: como usar?

Aprenda dicas e truques para apostar nessa combinação

Já ressaltei várias vezes que o blazer é uma das vestes essenciais no guarda roupa masculino. Hoje, vamos juntar ele com outra peça que nós – homens – amamos e somos a favor: a calça de sarja. Um look que, ao mesmo tempo lembra o formal, mas sem perder o toque divertido. Dessa forma, vamos relembrar dicas básicas na hora de usar as duas peças e formas de combinar as duas em um mesmo look.

Dicas da sarja

#1 Na hora de comprar a calça de sarja, fique atento ao tamanho, ela precisa ser mais justa às pernas, mas não colada. Uma boa dica é comprar um número maior e levar a uma costureira para que ela ajuste em seu corpo.

#2 Prefira cores neutras e tons pastéis, elas permitem um número maior de combinações e oferecem menos riscos ao seu visual. Tons como caramelo e verde-musgo estão em alta e, bem combinados, garantem elegância ao look.

#3 As calças de sarja com bainhas é uma ótima opção para homens altos, já para os mais baixos, a dica é usar sarja lisa, pois essa aumenta a impressão de estatura.

#4 Para os pés, a sarja é tão democrática quanto o jeans nessa hora, combinando com diversos modelos de calçados. Para não errar, opte por sapatos mais clássicos, junto à calça dobrada na barra viram uma ótima combinação.

Dicas do blazer

#1 Para o dia a dia, o Blazer de um ou dois botões é mais aconselhável, já que conversa melhor com um estilo não tão formal. A modelagem slim fit, mais estreita, shape mais ajustado ao corpo é uma boa opção.

#2 Fiquem atentos às medidas do blazer: de ombro, comprimento das mangas, comprimento da barra, etc. É uma peça que pode mudar seu visual se usada de forma correta, mas se muito larga ou muito apertada, pode acabar com a sua produção.

#3 Cores claras de blazer são muito legais, podem compor looks contrastantes, dar um destaque para a peça, mas eu não curto usá-las em dias chuvosos ou muito nublados. Prefira usar cores claras em dias mais quentes, com sol, em noites não tão frias, eventos ao ar livre, etc. Mas isso já é de seu gosto e do que a ocasião pede.

#4 Usar o blazer Masculino aberto ou fechado? Se o look está bem tranquilo, bem casual, despojado, com uma camiseta por baixo, por exemplo, é recomendável usá-lo aberto. Caso o evento peça um pouquinho de formalidade, se você estiver com uma camisa bacana, pode usá-lo fechado, mais alinhado. Vale lembrar: sempre que sentar, abra o botão.

Como combinar

Na hora de compor o look, a melhor estratégia é sempre cuidar com a seleção de cores. Pra não errar, a ideia é tentar manter um contraste entre as peças. Se o blazer for escuro, a calça deve ter um tom mais leve/claro, e vice-versa.

Se você gostar de um look mais despojado e cool, o legal é brincar com a estampa da camisa. Uma camisa com microestampas em cores contrastantes, por exemplo, quebra a seriedade daquelas combinações formais sem comprometer a elegância. Desenhos, flores, formas geométricas, desde que conversem com o restante, é uma ótima escolha. E como sempre: a calça jogger é a preferida, perfeita para um toque despojado.

Já em um look mais sério, opte por camisas mais lisas. A opção mais fácil de acerto é escolher uma cor neutra e clara (branco, bege, tons bebês ou pastéis) junto a um blazer escuro e a sarja também. Combinação de cores neutras e não chamativas transmite a formalidade da roupa.

Nos pés um calçado mais clássico como sapatênis, oxford,  dockside e com a barra dobrada ou se usar as joggers, um sneacker é certeiro. Para terminar, aposte em um belo relógio como acessório, e em uma mochila de couro Bennesh para descontrair mais o look.

Peças Valentinn Moda Masculina e Feminina