Azul combina comigo?

Como fazer a escolha certa nas peças azuis

Aprender a ter estilo masculino é uma daquelas coisas que dificilmente o homem aprende naturalmente. Isto porque diariamente são influenciados por tendências de moda que nem sempre são as melhores ou por costumes herdados dos pais, avôs, os quais ficam presos na mente.

A criação de um estilo é importante, pois é uma das maneiras de se comunicar não verbais mais influenciadoras de todas. É simples, vista-se como um vencedor e você se sentirá um vencedor.  Apesar de todo mundo ter mais de um estilo, existem elementos que interferem nele, como as características físicas, o ambiente pessoal e profissional, recursos financeiros, de tempo e o mais importante: o gosto pessoal.

Muito além desse tipo de linguagem, as cores também tem papel fundamental e são influenciadoras vorazes. Dessa forma, o tom azul não é apenas uma escolha, mas sim uma forma de transmitir sentimentos.

O termo azul vem do persa lazward, “azul, lápis-lazuli” o que é uma clara referência à cor da pedra lápis-lazuli. É a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.

Para isso, é essencial o conhecimento de que cores combinam e como usar um tom tão delicado quanto esse.  Aqui vão algumas dicas técnicas:

  • As cores complementares do azul, aquelas que criam um contraste vivo, são laranja dourado e ferrugem.
  • O “grupo-de-três”, tons que apresentam uma forma equilibrada de contraste, são amarelo vermelho, marrom e bege.
  • As cores adjacentes, as quais se harmonizam uma vez que cada uma delas contém um pouco da mesma tonalidade, são azuis, verde e roxo.

Azul nas calças: para não errar, use com cores neutras, branco, preto e até mesmo a cinza. Tons terrosos, vermelho e vinho complementam o visual, principalmente nos calçados. Ainda dá para se brincar com tonalidades diferentes de azul, para criar um visual mais monocromático.

Azul no sapato: Calças ou bermudas claras tendem a ficar bem com tênis ou sapato azul. Os tons terrosos também são uma boa combinação.

Azul nos acessórios: relógio, gravatas, lenços são uma ótima aposta para completar um look. A dica é usar acessórios em tons mais chamativos com roupas de cores neutras.

Azul no terno: os smokings marinhos são os mais elegantes e fáceis de combinar, se afirmam muito bem com o preto.  Os mais claros pedem acompanhamentos mais leves, por serem trajes esportivos, informal. Os tons mais escuros, como marinho e petróleo, são sociais e clássicos, combinados com colete é a maneira mais formal de se usar um terno.