Aprenda como fazer a higiene da sua língua

Veja o passo a passo de como manter a higiene da língua em dia

O mau hálito na maioria das vezes (85% dos casos) é causado pela falta de higiene bucal. Atualmente, se entende higiene bucal como a limpeza dos dentes, gengivas e língua. Muitas bactérias ficam aderidas à língua, juntamente com restos de alimentos e a saliva formando a saburra lingual, que se apresenta como uma placa de cor amarelada ou esbranquiçada. Estas bactérias fermentam os restos de alimentos produzindo gases derivados do enxofre, o que leva ao mau hálito.

Ao fazer a limpeza da língua, removemos a saburra lingual diminuindo o problema de mau hálito. Outro fator importante para se fazer a limpeza da língua é que as bactérias podem levar ao desenvolvimento de diversas doenças, portanto mesmo os pacientes que não possuem mau hálito, a limpeza da língua é necessária. Basicamente a limpeza da língua deve ser realizada em duas etapas: 1) soltar a saburra lingual; 2) removê-la da cavidade bucal.

Veja com passo a passo rápido de como manter a boa higiene da sua língua:

Material

Escolha um limpador de língua: são varias ferramentas de limpeza disponíveis para a língua. Apesar de serem recentes, as escovas de língua são bem comuns. Os objetos para limpeza do órgão são todos que possuem bordas suaves e que possam ser esfregados neles.

Determine o material: são várias os matérias utilizados para fabricar raspadores de língua. Metal, plástico, silicone, são os mais comuns. Experimente cada um e verifique qual o que melhor de adéqua ao seu caso.

 

Limpeza da língua

Coloque a língua para fora: isso permitirá que toda a extensão dela possa ser verificada e tratada. Limpe o máximo dela que puder. Ao colocá-la para fora, a pessoa evita qualquer possibilidade engasgas.

Escove ou raspe a língua fazendo um movimento que começa na parte de trás e termina na frente: realize-o repetidamente. Muitos dentistas recomendam que a higiene da língua deve ser a primeira coisa a ser feita ao acordar, antes até de comer ou beber. Faça isso ao menos duas vezes por dia junto à escovação dos dentes.

Faça um bochecho: use um antisséptico bucal para fazer um bochecho, refrescando o hálito e retirando todos os resíduos que não saíram. Faça um bochecho para que toda a sujeira seja retirada pela boca.

Mantenha esse hábito: depois de aperfeiçoar o uso do raspador, limpe a língua todos os dias. Isso é muito importante e deve ser incorporado como parte da higiene diária.

 

Dicas para aliviar o problema do mau hálito

– Higiene bucal e uso do fio dental;

– Check-up dental regular;

– Ingestão de líquidos para evitar desidratação e secura da boca;

– Pastilhas elásticas sem açúcar aumentar a salivação e ajudam a lavar a boca (5 minutos de mastigação são suficientes);

– Evitar álcool, café e cigarro;

– Evitar longos períodos de jejum;

– Alimentar-se bem ao pequeno almoço.