Anos 90 moderno: be forever

Xadrez e jeans são as marcas que traduzem homens históricos modernos

Os anos 90 com certeza viraram a década queridinha da vez. Notório nas passarelas, ela está dando um refresh no olhar fashionista. Verdade seja dita: as principais grifes internacionais já proclamaram que “a década perdida” voltou – e com tudo. Isso por que os contrastes e diferenças fizeram dessa época uma fonte de tendências e peculiaridades.

Emblemada por símbolos de poder e status na conquista profissional dos jovens, essa década foi marcada por publicidade e marketing, influenciando diretamente na moda: surgem as calças jeans estampadas com marca atrás. Sem dúvidas o tecido mais marcante, o jeans era símbolo da liberdade no campo pessoal e sexual dos jovens – e rebeldes.

Além disso, a clássica camisa xadrez – normalmente over/mais larga de flanela– ganhou esse adjetivo em meados de 1990, isso porque era usada por várias tribos, desde os rockeiros aos trabalhadores, e até os punks. Essas duas tendências, através do adjetivo “clássicas”, viraram peça-chave. Hoje podem ser usadas pelo homem moderno em uma pegada mais rêtro, trazendo assim grandes referências da história da moda, sem perder o charme e a elegância!

 

Traje. Antonio José Toledo