All black: como investir nessa tendência?

Saiba mais sobre a história do preto e como usá-lo em todo o look

Aquelas velhas histórias de cada cor carrega um significado e devem ser usadas em determinadas ocasiões, para pertencer a um grupo ou apenas por um sexo, já virou balela nos dias atuais. Hoje cada um usa o que gosta e ponto, o branco não é a cor da paz e usado por todos no ano novo, o rosa passou a fazer parte do guarda roupa masculino e claro: o preto é um novo preto, ou você não concordar com a máxima Black is the New Black?

Hoje vamos falar um pouco dessa tendência m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, diga-se de passagem, que já deixou de ser apenas referência do rock e passou a dominar até as passarelas mais queridinhas do mundo fashion, isso mesmo, o All Black masculino! Confere com a gente:

Antes de tudo e das dicas de uso, vamos falar um pouquinho da história dessa cor e dos teus três momentos marcantes na moda.

#1 A primeira associação foi no século XIX, na conhecida Era Vitoriana. Rainha Vitória, que assumiu o poder em 1837, casou-se com seu primo – e príncipe –Alberto, com quem teve nove filhos. Em 1861, ele morreu, e essa foi uma perda que marcou muito a Inglaterra e claro, a Rainha, já que ele influenciava diretamente em todas as suas decisões. Logo após o falecimento, ela adotou o preto em quase todos os seus vestidos, como um sinal de tristeza, respeito e reserva. Isso fez com que a cor preta fosse associada ao luto.

#2 A relação com o rock surgiu mais de 100 anos depois. Por volta de 1970, a tribo conhecida como Punks, foram os primeiros a usarem o preto em suas roupas. Assim, com diversos movimentos que os sucederam o cor acabou se tornando “oficial”.

#3 Por último e não menos importante: a noção de básico. Foi em 1961, com o filme “Bonequinha de Luxo”, em que a Audrey Hepburn transformou seu vestidinho preto virasse o mais básico de toda a história. E assim, essas transformações foram passadas ao armário masculino.

A questão principal é que, atualmente a moda é tão ampla, tão democrática e livre que ela te permite usar a peça que você quiser, em qualquer gênero e de qualquer cor. Agora vamos para o principal: dicas de uso!

A primeira dica é lembrar que o preto absorve mais o calor do que cores clara, e dessa forma não é muito recomendado para o verão brasileiro, porém… Usar uma regata larga cavada junto com uma calça jeans preta rasgada, bem estilo Jared Leto, pode até dobrar a barra, é uma opção que vale usar.

Outra inspiração que eu gosto muito é o uso das camisetas oversized – mais longas – com jaquetas em jeans preto, aquele mais claro, amarrada na cintura. Essa mistura ainda com uma bota no pé e um chapéu fica incrível, clássico look usada em festivais.

Além de nos looks básicos, essa tendência ainda pode ser usada com todo o estilo em looks mais formais, estilo David Beckham. Camisa social preta, com terno preto e, pra não ficar muito monocromático, colar alguma peça com aparência de gloss/cintilante, é um charme.