Alimentos funcionais: frutas cítricas

Veja os benefícios das frutas cítricas, terceiro alimento funcional

As frutas cítricas possuem muitos benefícios. Ricas em Vitamina C – essencial para a formação de colágeno – ajudam a manter a pele mais bonita, além de dar elasticidade e firmeza a ela. Ainda devido à presença dessa vitamina, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças. A Vitamina C é essencial para combater o escorbuto (doença aguda ou crônica devida a uma carência de Vitamina C, caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções), e suas propriedades ajudam a aumentar a absorção de ferro, ajudando também no combate à anemia.

Com poucas calorias, muita fibra e água, as frutas cítricas ajudam a melhorar a hidratação do organismo, eliminar a prisão de ventre e ajuda no emagrecimento, pois melhoram o funcionamento intestinal e dão a sensação de saciedade, evitando o consumo de alimentos por ansiedade.

São frutas que possuem altas concentrações de ácido cítrico e Vitamina C. O ácido cítrico é responsável pelo sabor ácido destas frutas. São originárias das regiões tropicais e subtropicais da Ásia. Grande parte das frutas cítricas também apresenta boas quantidades de potássio, Vitamina A e flavonóides. São elas:

– laranja

– limão

– tangerina (também conhecida como mexerica ou bergamota)

– cidra

– pomelo

– lima-da-pérsia

 

Benefícios das frutas cítricas

Fator imunológico: são importantes, pois fortalecem o sistema imunológico.

Protetoras: protegem o organismo.

Remédio natural: possuem importante ação contra infecções, gripes e resfriados.

Redução dos lipídios: os flavonóides cítricos presentes nas laranjas, por exemplo, possuem ação que auxiliam na redução dos lipídios.

Rejuvenescimento do organismo: atuam na prevenção do envelhecimento das células.

 

Como consumir as frutas cítricas

As frutas cítricas devem ser consumidas, preferencialmente, ao natural, sem processamentos, pois a Vitamina C se deteriora lentamente com a luz, o ar e o calor. Quando fizer sucos de frutas cítricas, procure colocar na geladeira em jarra escura e tampada, evitando que entre em contato excessivo com a luz e o ar. Ao consumirmos bolos de laranja, por exemplo, apenas achamos que estamos consumindo a vitamina, pois ao ir ao forno, o calor já a destruiu.

O consumo de frutas cítricas durante a gravidez e amamentação

A necessidade de Vitamina C pelo organismo é maior durante a gestação e também na fase de amamentação. Por isso, o consumo das frutas ajuda a alcançar essa quantidade necessária diária, que é de 85 mg para gestantes e 120 mg para lactantes. No entanto, o consumo pode provocar desconforto abdominal no bebê. Se durante o período da amamentação notar que há desconforto abdominal no bebê quando consome as frutas, deve procurar outros alimentos com menos fibras que também possuam a vitamina, como a cenoura, por exemplo.