Alimentos funcionais: alho

Veja os benefícios do alho, sexto alimento funcional

Alho é um antibiótico natural extremamente eficaz à nossa saúde. Ele é um antimicrobiano com efeitos benéficos ao coração e à circulação, além de possuir propriedade antissépticas, diuréticas e de combate à febre.

Ele ajuda, por exemplo, a evitar resfriados e na evolução da arteriosclerose. Por isso, é indicado nas afecções catarrais agudas e crônicas, como as bronquites que dificultam a respiração, tuberculose e pneumonia.

Se o alho for preparado sob a forma de essência, também ajuda a aliviar os estados asmáticos e funciona como depurativo do sangue. As aplicações de preparo à base de alho estimulam o crescimento dos cabelos.

Além do mais, o alho possui um valor nutricional riquíssimo; é composto de Vitaminas A, B1, B2, B6, C, E, aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo), enzimas e compostos biologicamente ativos como a alicina. Por isso, é importante consumir o alho diariamente.

 

Benefícios do alho

Reduz o colesterol: o alho tem a capacidade de baixar moderadamente em nosso organismo os níveis de triglecerídeos e o colesterol. Com isso, reduz a formação de placas arteriais.

Diabetes: o alho aumenta a liberação de insulina e regula os níveis de açúcar no sangue em diabéticos.

Ajuda no combate ao câncer: o alho ajuda na prevenção de diversos tipos de cânceres, como o de boca, mama, ovário, rins e de cólon.

Ajuda na saúde: o alho é um bom bálsamo para quem quer ficar longe de fungos, bactérias, parasitas e vários tipos de doenças, como gripes e resfriados, pois o alho é um alimento rico em Vitamina C, um dos elementos mais importantes para o fortalecimento do sistema imunológico.

Uma pele bonita: o alho possui antioxidante, ou seja, retarda o processo de envelhecimento.

Ajuda a ter um cabelo bonito e volumoso: alho pode acabar com o problema de perda de cabelo. Isso porque ele possui elevados níveis de alicina, um composto de enxofre semelhante ao encontrado nas cebolas, que ajudam a combater a queda de cabelo.

Combate à acne: pode não ser a principal medicação, mas o alho é um ótimo remédio natural para combater manchas desagradáveis. Para o combate a espinha, amasse 2 dentes de alho e esfregue em cima da espinha. Isso irá matar bactérias com seu poder antioxidante.

Reduz a pressão arterial: a angiotensina II é uma proteína que ajuda os vasos sanguíneos controlar a pressão arterial; os polissufuretos presentes no alho são convertidos em gás sulfureto de hidrogênio pelas células vermelhas do sangue; e o sulfeto de hidrogênio dilata os vasos sanguíneos e ajuda a controlar a pressão arterial.

 

Como consumir o alho

Consumir o alho cru é melhor: uma boa dica de consumo do alho para que se aproveitem todos os seus benefícios é comê-lo cru, pois depois que passa por um processo de aquecimento, começa a perder as suas propriedades naturais.

Com isso, perde um pouco da sua eficácia natural, ou seja, para quem deseja ter a sua saúde protegida de alguns tipos de doenças, desde gripes até alguns tipos de cânceres, deve consumir um ou dois dentes de alho cru por dia.

Água de alho: outra forma de ingerir o alho cru e aproveitar seus benefícios é preparar uma água de alho. Esmague um dente de alho e coloque 200 ml de água. Deixe descansar por algumas horas e tome uns golinhos da água durante o dia.

Chá de alho: o chá deve ser feito com 1 dente de alho para cada 100 a 200 ml de água. Deve-se adicionar o alho picado ou amassado em água fervente por 5 a 10 minutos, retirar do fogo e beber um pouco. Para melhorar o sabor, pode-se adicionar raspas de gengibre, gotas de limão e/ou 1 colher de mel.