Alimentação pré-treino: como turbinar seu resultados?

Veja como turbinar os resultados do seu treino

Uma alimentação saudável, além de melhorar a qualidade de vida, pode ajudar a queimar ainda mais calorias durante a prática dos exercícios físicos. Por isso, a alimentação pré-treino deve priorizar a ingestão carboidratos que auxiliam o aumento da massa muscular.

A alimentação pré-treino tem como objetivo principal evitar o cansaço e melhorar o desempenho do atleta, mas não são todos os carboidratos que ajudam nesse processo. Os carboidratos simples devem ser evitados – dependendo do horário de consumo –, pois são rapidamente metabolizados pelo organismo e podem ocasionar picos de energia seguidos de uma queda energética. Já os carboidratos complexos demoram a ser digeridos e assim evitam a queda de níveis glicêmicos, como citado. Aposte em pães integrais, arroz integral, batata-doce, salada de frutas, iogurte e açaí.

Por este motivo, estas refeições devem ser ricas em carboidratos, que são alimentos que garantem fonte imediata e rápida deste substrato energético para o corpo: a glicose.

Contudo, os períodos de tempo antes de fazer os exercícios também interferem em como irá ingerir esses nutrientes no corpo para potencializar os efeitos: no período de 2 horas antes do treino, deve ser feito uma refeição grande (almoço e janta), com carboidratos de fácil digestão, com baixo teor de proteínas e gorduras. Um bom exemplo é um prato de macarrão ao molho sugo e um copo de suco de frutas; no de 1 hora antes, deve ser feito um lanche leve, para evitar a indigestão durante os exercícios, rico em carboidratos. Um exemplo é pão branco com geléia ou frutas com cereais; e no de meia hora antes, deve se dar foco à ingestão de alimentos fontes de carboidratos de digestão rápida, já que o exercício será realizado imediatamente. Frutas ou sucos adoçados com mel são a melhor pedida.

Os atletas também podem ingerir duas colheres de uvas-passas antes dos treinos, pois esse alimento funciona como uma espécie de combustível para os músculos.

A escolha da fonte de carboidrato deve ser compatível com a tolerância gastrointestinal de cada atleta. Isso porque deve-se atentar ao tamanho das refeições e ao tempo de digestão que antecede o treino ou competição, para evitar desconfortos. Por isso, o seu nutricionista ou médico especialista indicará a quantidade adequada para você.

Com as dicas no papel, conheça a Academia Elite Center. Ela oferece um espaço amplo com uma estrutura diferenciada, que pode lhe auxiliar a potencializar seus treinos junto de profissionais capacitados junto a uma alimentação balanceada.  Para maiores informações de valores e de planos, visite- os na Av. Maripá, 5841, ou ligue 45- 3252 2927.

 

Academia Elite Center

Av. Maripá, 5841

Toledo – PR

(45) 3252-2927