Água termal: você conhece os benefícios?

Veja quais são os benefícios e a importância da água termal

Pode até ser uma coisa desnecessária, mas não é exatamente isso. A água termal traz uma série de benefícios para a pele porque é rica em minerais e deriva de fontes naturais.

Ela é normalmente comprada em spray, e deve ser borrifada sobre a pele antes ou depois de passar ou retocar o protetor solar (e, sim, a maquiagem), para não anular a proteção. Além disso, a água termal refresca muito mais que a água comum, mas dependerá do solo em que essa água foi retirada. Por isso, é importante borrifá-la durante o dia, principalmente nos dias mais quentes de verão.

Segundo a dermatologista Carla Bortoloto, de São Paulo, a água termal apresenta características anti-inflamatórias e hidratantes. Afinal, seus nutrientes também ajudam a fazer com que ela hidrate bem mais do a água mineral ou a de torneira. Por esse motivo, pode ser usada em todos os tipos de pele, mesmo naqueles que apresentam maior sensibilidade. Além de possuir compostos anti-irritantes e cicatrizantes.

Essa habilidade de cicatrização torna a água termal uma boa amiga de quem acaba de passar por procedimentos estéticos na pele, sendo muito indicada para quem fez tratamentos a lazer e peeling químico, limpeza de pele, preenchimento e aplicação de toxina botulínica (botox), já que estimula a renovação celular. Visto que a água termal protege a pele de fatores externos, o que é útil nesses procedimentos em que a pele fica sensível.

Com o suor, perdemos vários minerais perdidos não só da nossa pele, mas do nosso corpo também. E além dos isotônicos para recarregar os do corpo, a água termal ajuda a revitalizar a cútis ao repor esses minerais, pois ela contém principalmente as substâncias magnésio, cálcio, ferro e zinco.

Esse cosmético, ainda, tem o poder de melhorar a vermelhidão da pele. Além disso, a protege contra a agressão do sol, poluição e muito mais – porém, não vamos substitui o protetor solar, certo?

Existem vários tipos de água termal no mercado, para cada tipo de pele. Existem algumas que ajudam contra a oleosidade, como é o exemplo da Lindoya Verão Termal. Outras são antissépticas como a Água Termal da Vichy e da Avène. Além de tudo, como citado acima, a água termal ainda tem o poder de fixar a maquiagem por muito mais tempo, caso você for um homem que se cuida, e algumas marcas trazem em seus compostos agentes que darão o efeito muito melhor, como é o caso da Aspelle Facial Water Spray e da Água Termal da La Roche-Posay.

É hora de ficar com a pele saudável, limpa, hidratada e nutrida.