Agachamento: a arma secreta para glúteos bem definidos

Ter glúteos fortes também é importante

Para quem se exercita há um bom tempo, dizer que o agachamento é um super exercício não é grande novidade. Contudo, algumas pessoas, especialmente aquelas que estão iniciando nas atividades físicas, não se importam ou têm dúvidas sobre o funcionamento.

O que é o agachamento?

O ato de, iniciando em uma posição neutra em pé, descer o corpo em uma contração excêntrica dos membros inferiores com o quadril quebrando a paralela, e retornar em uma concêntrica à mesma posição, em outras palavras, baixar o quadril até próximo ao chão flexionando os joelhos e mantendo o tronco ereto, é o agachamento.

O agachamento é um exercício para o fortalecimento dos músculos das coxas, quadris, glúteos, bem como ossos, ligamentos e inserção dos tendões em toda parte inferior do corpo. Sendo:

– flexão planar

– extensão do joelho

– extensão do quadril

– extensão do tronco

Benefícios do agachamento

O agachamento já foi considerado o melhor exercício para o ser humano, principalmente pelo fato de ser bípede. Isso porque ele fortalece nosso corpo para combater a gravidade quando estamos de pé.

Dentre os inúmeros benefícios, o agachamento é muito bem-vindo para fortalecer principalmente a região dos glúteos (bumbum). Quem agacha costuma ter pernas fortes, quadril forte e uma boa postura.

Ainda que, por mobilizar uma grande quantidade de massa muscular, o agachamento também proporciona um grande gasto energético, ou seja, queima muita caloria, principalmente se utilizar carga nele ou realizá-lo com muitas repetições em pouco tempo, gerando assim uma aceleração cardíaca e trazendo benefícios também para o sistema cardiopulmonar.

– aumento do tônus muscular

– diminuição da flacidez

– correção de postura

– diminuição do tempo de treino devido à praticidade

– queima de gorduras localizadas

– enrijecimento de pernas

– enrijecimento de coxas

De acordo com variações, mudanças de intensidades, é nítido notar mudanças com até oito semanas, de acordo com a frequência e intensidade de treinos. As mudanças mais perceptivas a curto prazo ficam por conta do enrijecimento e diminuição notória de medidas. Seu principal benefício à saúde fica por conta da manutenção de posturas e concentração do core, onde temos um fortalecimento de abdômen, quadril, coxas, pernas e glúteos.

 

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