15 de Julho, Dia dos Homens: entenda o que esta data significa

Qual o significado por trás do dia 15 de Julho?

No dia 15 de Julho é comemorado o Dia do Homem. E todos os homens merecem ser parabenizados por este data tão especial, que é muito mais do que uma simples comemoração, é um momento de conscientização da importância de cuidar da saúde.

O Dia do Homem é uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, e é quando geralmente alguns grupos atuam na defesa dos direitos masculinos. Esta data acontece desde 1992. Seu objetivo é nobre: alertar todos os homens da importância de deixar o machismo de lado e cuidar mais da própria saúde.

Um estudo feio pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a Bayer, afirma que dos 3500 entrevistados espalhados por sete grandes capitais, 51% não costumam ir ao urologista ou cardiologista com frequência recomendada; 83% não conhecem os sintomas da andropausa, queda da produção de testosterona que acarreta diversos problemas de saúde; e 48% ouviram falar na reposição hormonal de testosterona, principal aliada no tratamento da andropausa.

Por outro lado, 28% dos homens que participaram da pesquisa têm mais medo de ficar impotente do que perder o emprego ou ser traído. Contudo, não é possível preservar a virilidade sem cuidar da saúde de forma adequada.

O Brasil é o país onde mais se comemora essa data. Porém, ela não tem uma repercussão tão grande e tão comentada quando o Dia da Mulher. Apesar de muitos nem saberem da existência do seu dia, todos merecem comemorar esta data especial.

Neste dia do Homem, não adie mais aquele check-up geral. Muitas doenças como a andropausa, o câncer de próstata e a tão temida disfunção erétil possuem opções de tratamento, e o seu médico pode lhe ajudar a identificar a mais adequada para você.